Pesquisas

Seres de Luz Teatro desenvolve 23 anos pesquisas nas áreas de Teatro de Animação (tanto de Manipulação como de construção de Bonecos) e o Clown.

Básicamente o grupo trabalha desenvolvendo :

1. Uma metodologia específica para a formação e o treinamento do ator – manipulador baseada em duas técnicas:

a-  Sistema Consciente para a Técnica do Movimento “Fedora Aberastury”, um sistema onde se priorizam e se colocam em funcionamento determinados centros energéticos do corpo – essencialmente na língua- para facilitar a passagem dos movimentos e sentimentos no objeto manipulado.

b- Presença cênica do títere e do ator-manipulador: Se transformam, recodificam e direcionam para o títere e o ator-manipulador determinados fundamentos e técnicas .

Sobre a neutralidade do ator- manipulador o Butoh tem uma fundamental importância, esta técnica incorpora-se ao trabalho do grupo a través dos cursos com Tadashi Endo (Japão), Yumiko Yoshioka (Japão) e Yael Kravam (Israel). Esta metodologia da como resultado o que chamamos:

“A Arte de Manipular como um ato meditativo”.

2. Utilização de Técnicas xamánicas (siberianas e toltecas).

O contato com conhecimentos e técnicas xamánicas pesquisadas e praticadas pelo grupo há 07 anos resulta na criação e posterior sistematização de um treinamento específico para o trabalho do ator.

A descoberta, estudo e aprofundamento das similitudes e convergências entre as linguagens do Títere e do Clown.

QR Code Business Card