Grupo

Seres de Luz Teatro

Cuando tú no estás

Convocadores de Estrelas

Formado por Lily Curcio, o grupo foi fundado em 1994, em Búzios/RJ, junto com Abel Saavedra. A partir de 1997 fixam residência e sede em Barão Geraldo – Campinas/SP. A parceria durou até 2011. Atualmente Seres de Luz Teatro tem como convidados especiais grupos, atores e atrizes para participação em suas montagens.

Durante sua trajetória o grupo já montou e circulou com oito espetáculos – “Pedaços de mim”, “Amadiano”, “Spaghetti”, “Convocadores de Estrelas”, “A-laS-pi-pe-tuá!!”; “Cuando tú no estás”, “Pipistrello”, “O Acrobata” e “Espalhando Sonhos”, e também os números cômicos – “Bésame Mucho”, “Carmen” e “Inocêncio”.

-O primeiro motor que impulsiona a trajetória do grupo foi um apaixonado interesse na linguagem do teatro de animação, tanto nas áreas da manipulação como da construção de títeres e objetos.

“Espalhando Sonhos“- estreado em 1994 – foi o primeiro espetáculo do grupo, uma montagem que, pelas encantadoras e sensíveis características não para de ser apresentado, seduzindo tanto crianças como adultos.

Espalhando Sonhos

-O segundo motor: o Universo do Clown, uma linguagem descoberta e aprendida a través do Carlos Simioni e Ricardo Puccetti do LUME Teatro; experiência que introduz ao grupo neste universo de uma maneira definitiva, marcando a sua trajetória.

 -A ideologia do grupo: poder compartilhar com os públicos mais variados o resultado de suas pesquisas, apresentando os espetáculos em espaços convencionais e não convencionais,  e também fora dos grandes eixos de circulação teatral, tanto a nível nacional como internacional; uma ideologia que levou e leva ao grupo a se apresentar em hospitais, favelas, praças, escolas rurais, campos de refugiados de Kosovo na Suíça, circos, populações de alto risco no Peru, etc.

– Diferencial do grupo: O desenvolvimento com igual intensidade e qualidade de duas linguagens: o Universo do Clown e o Teatro de Animação.

A constante busca no estudo e o aprofundamento destas duas linguagens levam ao grupo a viajar para Europa. Numa primeira viagem estudam e trabalham com dois mestres da clowneria clássica: Philippe Gaulier, e Nani Colombaioni.   Em 1997 em Londres, o grupo realiza dois estágios, um de Clown e outro de Buffon com Philippe Gaulier na Escola Internacional de Teatro, enriquecendo e aprofundando ainda mais o aprendido no LUME.

Em 1998 em Aprília – Itália-, Lily Curcio e Abel Saavedra têm a inusitada e grandiosa experiência de vivenciar com o renomeado mestre Nani Colombaioni e a sua família um intenso trabalho de “respirar palhaço” 24 horas por dia, dando como resultado dois espetáculos dirigidos pelo próprio mestre:  “O Acrobata” e “Pipstrello”. Estes dois trabalhos são estreados no mesmo ano na Suíça.

Nani Colombaioni (falecido em 1999) da quinta geração da família Colombaioni, é considerado um dos melhores palhaços do mundo, Nani foi assessor de Federico Fellini nos filmes “La strada”, “I Clown” e em “Amarcord”.

Em 1999 os integrantes de Seres de Luz Teatro viajam a Europa pela segunda vez, são selecionados pela Unima Brasil para realizar um estágio profissionalizante na Sevilha – Espanha durante um mês com o mestre francês Philippe Genty e a sua esposa Mary Underwood. 

O estágio chamado “Enfoque para un lenguaje Visual”, um verdadeiro mergulho no Teatro de Animação, marca notoriamente o trabalho e a trajetória do grupo.

Continuando com nesta viagem, Seres de Luz Teatro se fixa na cidade de Netuno, próxima a Roma onde trabalham durante dois meses, como atores e clowns no circo “Ercolino” de Leris Colombaioni, filho de Nani. Neste tradicional circo italiano  tiveram a riquíssima e inesquecível experiência de apresentar todos os durante dois meses, junto com a trupe Colombaioni, um espetáculo diferente cada vez.

A tournée do grupo continua pela Espanha Suíça e Itália, apresentando os espetáculos “Espalhando Sonhos”, “O Acrobata” e “Pipistrello”.

De regresso ao Brasil e como resultado destas duas intensas experiências, uma no circo “Ercolino“ e a outra o estágio com Philippe Genty, Seres de Luz Teatro estréia em 2000, suas duas próximas montagens: “Cuando tú no estás” espetáculo com títeres para adultos e “A-laS-pi-pe-tuá!!espetáculo de clown para circo, rua e espaços alternativos.

Em 2006 a parceria com a família Colombaioni continua, Leris dirige o número Cômico “Bésame Mucho” que já foi escolhido para participar de vários festivais na Europa e no Brasil.

 Em 2007 o grupo monta “Convocadores de Estrelas” resultado de uma pesquisa antropológica realizada por Lily Curcio (atriz e antropóloga) e de um estudo sobre a antiga técnica de manipulação japonesa Kuruma Nynghio. “Convocadores de Estrelas” é estreado em 2007 e é montagem contemplada pelos editais: Circuito SESI-SP de Produções Teatrais Inéditas de 2007, e pelo PAC 13/2007– Concurso de Apoio à Circulação de Espetáculos de Teatro, Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

– “Spaghetti” espetáculo de clowneria clásica dirigido por Leris Colombaioni e estréado em 2010, montagem que resgata, recria e continua com a tradição e o estilo da família Colombaioni .

Diferenciais do grupo:

  1. Desenvolvimento de uma metodologia específica para a formação e o  treinamento do ator – manipulador baseada em duas técnicas:
  • Sistema Consciente para a Técnica do Movimento “Fedora Aberastury”, um sistema onde se priorizam e se colocam em funcionamento determinados centros energéticos do corpo – essencialmente na língua- para facilitar a passagem dos movimentos e sentimentos no objeto manipulado.
  • Presença cênica do títere e do ator-manipulador: Se transformam, re-codificam e direcionam para o títere e o ator-manipulador determinados fundamentos e técnicas desenvolvidos pelo grupo LUME Teatro.

Sobre a neutralidade do ator- manipulador o Butoh tem uma fundamental importância, esta técnica incorpora-se ao trabalho do grupo a través dos cursos com Tadashi Endo (Japão), Yumiko Yoshioka (Japão) e Yael Kravam (Israel).Esta metodologia da como resultado o que chamamos:

“A Arte de Manipular como um ato meditativo”.

  1. Utilização de Técnicas xamánicas (siberianas e toltecas).O contato com conhecimentos e técnicas xamánicas pesquisadas e praticadas pelo grupo durante vários anos resulta na criação e posterior sistematização de um treinamento específico para o trabalho do ator.
  1. A descoberta, estudo e aprofundamento das similitudes e convergências entre as linguagens do Títere e do Clown.

Durante todos estes anos, Seres de Luz Teatro também incursiona em trabalhos de direção, concepção cenográfica e iluminação, além de ministrar oficinas e workshops de manipulação e de clown.

É importante destacar a presença do grupo no Exterior, Seres de Luz Teatro representou ao Brasil em Festivais na AustriaRomênia, República Tcheca, Noruega, Itália, Espanha, México, Colômbia, Bolívia, Equador, Peru, e foi é o único representante toda Latino América em Taiwan no Festival International de Kaosiung.

 

QR Code Business Card